A LUTA CONTRA A INCREDULIDADE E ORGULHO | Esboço de Sermão - Pregações e Estudos Biblicos
A LUTA CONTRA A INCREDULIDADE E ORGULHO | Esboço de Sermão – Pregações e Estudos Biblicos

Texto Bíblico:  1 Coríntios 4:7

“Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?

 

Definição de Credulidade e Incredulidade

Deixe-me começar por definir o que é a crença e o que descrença. Jesus disse em João 6:35, “Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

 

Aproveito, então, que a descrença em Jesus (não crer em Jesus) é um afastamento de Jesus, a fim de buscar satisfação em outras coisas. E crença em Jesus está vindo para Jesus para a satisfação de nossas necessidades e anseios.

A crença não é principalmente um acordo com os fatos intelectuais, é principalmente um desejo no coração que nos prende em Jesus que nos dá satisfação.. “Aquele que vem a mim não terá fome e quem crê em mim jamais terá sede!”

 

Portanto, a vida eterna não é dada a pessoas que simplesmente pensam que Jesus é o Filho de Deus. Ela é dada a pessoas que bebem de Jesus como o Filho de Deus. “A água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4:14). Ele é o pão da vida para aqueles que se alimentam dele, que recebem sua nutrição e satisfação dele. Isso é o que significa crer no Filho Unigénito de Deus e ser salvo.

A forma mais profunda de incredulidade é um espírito altivo, ou orgulho que desemboca em outras relações excludentes, vejamos:

Há uma relação muito estreita entre a incredulidade e orgulho.

A incredulidade é um afastamento de Jesus (ou Deus), a fim de buscar satisfação em outras coisas. O orgulho é um afastamento de Deus especificamente para dar satisfação para si mesmo.

A cobiça é um afastamento de Deus para encontrar satisfação nas coisas.

A impaciência é afastar-se de Deus para encontrar satisfação no seu próprio plano de ação rápida.

Luxúria é afastar-se de Deus para encontrar satisfação no sexo.

A amargura é se afastar-se de Deus para encontrar satisfação em retaliação.

Mas mais profundo do que todas estas formas de incredulidade é a incredulidade de orgulho, porque a autodeterminação e auto exaltação estão por trás de todas essas outras disposições pecaminosas.

Isto é totalmente contrário ao procedimento do Filho de Deus que veio na forma de homem em um ato extraordinário de humildade e abnegação.

Quando eu chamo o orgulho de uma forma de incredulidade, a implicação prática é esta: a luta contra o orgulho é a luta contra a incredulidade, ou para colocá-la de forma positiva, a luta pela humildade é o combate da fé.

Várias passagens bíblicas sobre o orgulho:

 

Então, o que eu quero fazer é começar em 1 Coríntios 04:07 e depois olhar para várias outras passagens sobre o orgulho.

Todas estas passagens orgulho contraste com algo. Eles mostram algo que é o oposto ao orgulho. E eu quero que você veja que em cada caso o que é o oposto ao orgulho é da essência da fé.

Em outras palavras, eu quero que você veja a partir da Bíblia que o orgulho é uma forma de incredulidade, que o seu oposto é a fé, e que o caminho para a batalha contra o orgulho é para acreditar em tudo o que Deus é para você através de Jesus Cristo.

E a minha oração em cada ponto é que seu apetite por Deus se torne insaciavelmente forte.

  1. 1 Coríntios 4:7

“O que o faz diferente dos outros? Ou: quem lhe dá os seus distintivos? O que tens tu que não tenhas recebido? Se depois que você o recebeu, por que te glorias, como se não fosse um dom?”

Qual é o oposto de vanglória neste texto? O oposto é reconhecer a verdade de que nossas capacidades distintivas são dons de Deus.

O Corintianos foram tentados jogar pontos fortes de uma pessoa contra a outra (1:12).

Paulo diz, esse tipo de alarde no homem seria impossível se você realmente saboreou a verdade de que habilidades são o presente de Deus e nenhum motivo de vanglória no homem.

Assim, a primeira forma de combater a incredulidade de orgulho é ter muito muito claro em nossas mentes esta verdade bíblica e descansar e aproveitar: o fato de que Deus nos dá os dons, de modo que, o que se gloriar, glorie no Senhor não o homem.

  1. Tiago 4:6-8

“[Deus] dá mais graça e por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de você.”

O contrário de orgulho é submeter-se a Deus e chegar perto de Deus. O Orgulho quer ser independente, ter autogoverno, ser autônomo. Por isso, inevitavelmente, entra em conflito com Deus.

É por isso que encontramos pessoas que se eles vêm à igreja e ouve Deus confrontar seu estilo de vida, elas vão embora e não voltam, porque eles gostam de manipular e determinar seus próprios caminhos.

 

Mas Tiago diz que essas pessoas deveriam parar de correr e se aproximarem. Elas deveriam parar de se rebelar e se humilharr. Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (v. 6).

Assim, a maneira de combater a incredulidade de orgulho aqui é parar de deliciando-se com a autodeterminação e distância de Deus e começar a deleitar-se no direito de Deus para dizer o que é melhor para você e na comunhão íntima que ele oferece aqueles que se aproximam em fé (Hebreus 10:22; 11:6).

  1. Tiago 4:13-16

Vem agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade um e passar um ano lá e negociar e obter ganho”, e que você não sabe o dia de amanhã. Qual é a sua vida? Por você ser um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois desaparece. Em vez disso você deve dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” Como é, você possuem arrogância. Todos que praticam isso é mau.

A maneira de mostrar a arrogância neste texto é a descrença na soberania de Deus sobre as coisas simples da vida. Um homem simplesmente diz: “Estou dirigindo até tal lugar.” E Tiago diz: “Não tenha tanta certeza.” Em vez disso dizer (v. 15): “Se o Senhor quiser, viveremos e iremos para tal lugar.”

 

Você acredita que Deus é soberano sobre se você chegar em casa da igreja hoje? Você acredita que ele é soberano sobre o seu negócio e suas viagens e sua saúde? “Se o Senhor quiser, viveremos …” (v. 15).

Tiago diz que não acreditar nos direitos soberanos de Deus para executar a sua vida e ter resultados de sua vida em uma vida de arrogância. A maneira de lutar contra esse orgulho é ceder a soberania de Deus em todos os detalhes de sua vida, e descansar em sua capacidade incrível de trabalhar para os que esperam por ele.

  1. 1 Pedro 5:5-7

Da mesma forma que você, que é jovem e se sujeita aos anciãos. Revesti-vos, a todos vós, com humildade para com o outro, pois “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, que, em devido tempo, ele vos exaltará. Lance todas as suas ansiedades sobre ele, para que ele se preocupa com você.

Aqui Pedro diz que todos nós devemos ser revestidos de humildade. E então ele diz que uma das coisas que devemos fazer é sermos humildes lançando nossas ansiedades sobre o Senhor.

Por que isso é vazamento de nossas ansiedades sobre o Senhor o oposto do orgulho? Porque o orgulho não gosta de admitir que não tem qualquer ansiedade, e especialmente não gosta de admitir que precisa de ajuda de outra pessoa para lidar com eles.

Então, aqui estamos bem no âmago da fé que realmente é. Fé admite a necessidade de ajuda. Orgulho não. Fé lança ansiedades em Deus. Orgulho não.

Portanto uma maneira de combater a incredulidade de orgulho é admitir livremente que você tem ansiedades, deixar ser convidado pelo Espírito Santo lançá-lo em Deus.

Uma forma muito prática de cultivar a atmosfera de humildade e de fé na família e na igreja é a de expressar necessidade pessoal de Deus quando você ora.

Você pode dizer que você ora dessa forma em segredo. Eu agradeço a Deus se o fizer. Mas eu apelo a você por causa do amor e para o bem da verdade que em suas orações com os outros não lhe esconder o coração da fé. Se não ouvimos uns aos outros orações inconsoláveis ​​de necessidade pessoal e desespero, a nossa comunhão será superficial, a humildade da fé serão sufocados, o orgulho vai espreitar à porta, e vai se tornar um autoengano na igreja e doença/

Ó que um ministério para o meu espírito quando eu oro com santos que expressa com palavras a sua necessidade intensa de Deus, e seu anseio por sua ajuda em suas próprias vidas.

Quantos há que se convenceram de que a orar, em voz alta, por outros é amar e orar em voz baixa para si é egoísmo. Eu acredito que a verdade é exatamente o oposto: é o altruísmo não a soberba que leva o belo aroma de fé de coração partido de nossas reuniões de oração.

Assim, rogo-lhes, se não por outro motivo que o ministério do meu coração, deixar seus desejos para a ajuda de Deus e a plenitude de Deus ser ouvido quando oramos juntos!

  1. Jeremias 13:15-16

Ouvir e dar ouvidos; não ser orgulhoso, pois o Senhor tem falado. Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que ele traz escuridão.

“O não orgulhoso, dá glória ao Senhor Deus.” O contrário de orgulho é dar glória a Deus.

 

Mas o que isso quer dizer? Você não pode dar glória a Deus no sentido de torná-lo glorioso. Você pode dar-lhe glória fazendo coisas que mostram a sua glória.

Como o quê? Bem, ouça com Romanos 4:20, “Abraão cresceu forte em sua fé, dando glória a Deus”. A fé dá glória a Deus, porque a fé nos mostra que Deus é gloriosamente confiável.

Fé gosta de mostrar a glória da graça de Deus e a glória da força de Deus e da glória da sua sabedoria. Fé procura maneiras de agir que maximizar a alegria de ver Deus mostrar sua glória. O que significa simplesmente que a fé ama a Deus por ser Deus.

E isso é exatamente o oposto do orgulho.

Orgulho ama sendo feito muito por sua própria glória. Jesus disse em João 5:44: “Como você pode acreditar que recebeis glória uns dos outros?” Em outras palavras, você não pode.

Você não pode vir a Jesus para a satisfação se você quer ir obter a sua satisfação com o louvor dos homens.

  1. Jeremias 9:23-24

 

Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, não se glorie o forte na sua força, nem se glorie o rico nas suas riquezas, mas deixá-lo que a glória glórias no presente, que ele entende e sabe mim, que eu sou o Senhor, que a prática constante amor, a justiça, e justiça na terra, porque destas coisas me agrado, diz o Senhor “.

Uma batalha que temos em nossas mãos. O inimigo de orgulho vem para nós em todas as frentes.

Jeremias diz: Derrote o inimigo de orgulho, fazendo muito de Deus. Dê glória no presente, por saber quem é Deus. Você quer se vangloriar no intelecto? Gloriamos em Deus. Você quer glória na força e beleza? Glorie-se em Deus. Você quer vangloriar-se em um imóvel? Vangloriar-se em Deus.

A melhor luta contra o orgulho

Abnegação e crucificação da carne são essenciais, mas como é fácil de ser feito muito mais do mesmo para minha autonegação!

Você tem que ir mais fundo no túmulo da carne para encontrar a corrente verdadeiramente libertadora de água de milagre que arrebata-lhe o gosto da glória de Deus.

 

Esboço de Autoria de Fernando Cintra