Ziba, Os 7 Retratos De Um Homem Infiel | Esboço de Sermão - Pregações e Estudos Biblicos
Ziba, Os 7 Retratos De Um Homem Infiel | Esboço de Sermão – Pregações e Estudos Biblicos




Ziba, Os 7 Retratos De Um Homem Infiel
2 Sm 9:1
Introdução: Ziba no Hebraico significa “estação”, ou seja, algo, transitório, inconstante e curto. Muitas pessoas têm as mesmas características deste moço desleal, ingrato e maligno.
1- Ziba Um servo que deixou de ser servo. Foi servo de Saul . 2 Sm 9:2 / foi servo de Davi. 2 Sm 9:2 / foi servo de Mefibosete . 2 Sm 9:12.
A- Quando um homem deixa de servir, ele deixa de ser útil.
B- Quanto maior for a tua posição mais você tem compromisso em servir. (Quem não nasceu pra servir, não serve!!)

2- Ziba um Homem que gostava de mostrar os defeitos alheios. 2 Sm 9:3.
A- O rei queria saber se existia alguém, o rei não perguntou se tinha defeitos!. Quem olha mais pros defeitos do que pras virtudes, precisa morar numa ilha sozinho.

3- Ziba um homem que foi rebaixado do Palácio para o campo.(Roça). 2 Sm 9:10.
A- Muitos estão habituados a servirem só no palácio, alguns estão acostumados a servirem só aonde são vistos, elogiados, paparicados, quero vê atender a ordem do rei e ir pro campo, lavrar a terra, plantar e colher com a família.

4- Ziba era um homem bajulador. 2 Sm 16:1,2
A- Ele veio escondido de seu senhor, trazer uns presentes que não eram seus mais de seu senhor. (Atirar com pólvora alheia é fácil).
B- Quando Davi viu aquilo ele fez duas perguntas que todo líder ungido de Deus tem que fazer!. 1ª Pra que isso? / 2º Cada teu senhor? Teu líder, teu responsável?.
C- Antes das convenções, de consagrações, dos cargos de final de ano e de viagens importantes, eles aparecem!. Como Ziba eles trazem; duzentos pães, cem cachos de passas, cem de frutas de verão e um odre de vinho. 2 Sm 16:1.
D- Nunca confunda, respeito, honra, valorização com bajulação!. Os bajuladores são ocasionais, os fiéis são permanentes!!.

5- Ziba Um homem caluniador. 2 Sm 16:3
A- O nível mais baixo que alguém pode chegar é justificar os seus erros querendo achá-los nos outros. O caluniador, ele é inquieto, ele gosta de contatos, de interferências, de primazias, de ter sempre perto de si, os “ líderes fracos e sem discernimento ” 2 Sm 16:3.
B- Quando Davi perguntou sobre Mefibosete, veja o que o caluniador e mentiroso disse: Eis que ficou em Jerusalém; porque disse: Hoje me restituirá a casa de Israel o reino de meu pai. 2 Sm 16:3
C- Ziba está dizendo a Davi, Ele se rebelou, ele rachou, ele tomou o trono, ele agora auto se declarou rei. (Mentira!!)

6- Ziba Um Homem Enganador. 2 Sm 19:27
A- O homem que mais Mefibosete fez por ele, e por sua família, foi quem teve a coragem de enganá-lo. Ziba comia do fruto das terras de Mefibosete e desfrutava dos bens de Mefibosete.
B- Nunca se engane a regra nunca mudou, na maioria das vezes, por quem você mais fez, é de onde você menos vai receber, e as vezes recebe o engano. (Ingratos)

7- Ziba o Homem que tinha obsessão pelo que era dos outros.. Tudo era de direito de Mefibosete. 2 Sm 9:9. Mais Ziba conseguiu enganar ao Rei Davi. 2 Sm 16:4 / 2 Sm 19:29 /.
A- Quando o rei Davi ouvia o relato de Ziba a Bíblia diz que ele deu “tudo” que era de Mefibosete para ele. (Os Bajuladores querem aquilo que é seu, a qualquer custo). 2 Sm 16:4
B- Quando Davi chegou a Jerusalém a encontrar-se com Mefibosete, o rei já estava “envenenado” por Ziba. (“Tem muitas pessoas ‘Envenenadas” perdendo grandes oportunidades na vida, por causa das mentiras dos Zibas). 2 Sm 19: 25,26
C- Tem gente fraca e sem vida espiritual com Deus, que te odeia sem causa, que te despreza sem razão. Tudo porque Ziba chegou primeiro e fez um “inferno” antes. 2 Sm 19:
D- Quando Davi chegou e viu Mefibosete ele se deparou com a verdade!, o pobre do aleijado, não tinha tirado a barba, lavado as roupas e se cuidado, até o seu senhor Davi, voltar!. (A história era outra bem diferente do que contara Ziba). 2 Sm 19:24.
E- Davi, arrependeu-se e quis corrigir o erro em partes, disse; Divida com Ziba o que é teu. Mefibosete calou o rei com a seguinte afirmativa; Deixe tudo pra ele, que mora no palácio, quem tem o rei de volta, quem tem pão na mesa, não precisa viver na “roça”. 2 Sm 19:29 / 2 Sm 19:30. (As vezes são oportunidades pros teus inimigos viverem longe e ti)

Conclusão: Que Deus venha guardar o seu povo, a sua Igreja desta síndrome que ainda permeia nossos templos, ministérios, líderes e liderados. Que a bondade de Deus nos faça viver um Evangelho diferente, sincero, cordial, e espiritual. (Deixo aqui em conselho aos “Pregadores Zibas” que não pregue esta mensagem dizendo que Deus te deu, te revelou, ou coisa parecida, como sempre temos visto e sabido”. Agradeça só a Deus por está na Bíblia, a palavra de Deus quer nos exortar e ensinar. Seja um crente, obreiro e ministro sincero). Deus vos abençoe.

Pr.Israel Gonçalves.

Fonte: Blog do Pr Israel Gonçalves